quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Férias, falta do que fazer e internet.

A combinação do título, obvio que tem um resultado. No meu caso se resume, praticamente, nos Vlogs.
Esse post na verdade é mais pra indicar os vlogs que eu vejo.

> Mas poxa vida - PC Siqueira

http://www.youtube.com/maspoxavida

> Não faz sentido - Felipe Neto

http://www.youtube.com/felipeneto

e, desde segunda:

> Vagazoides

http://www.youtube.com/vagazoides

Bom, adoro saber o que as pessoas pensam, vejo blogs, tumblrs e coisas do gênero. Não é por acaso que tenho o meu tumblr > http://dammit-sowhat.tumblr.com/ <, blogs pela net e esse aqui. Blá blá blá. Fica aqui minha dica.

Feliz 2011, creio que esse seja meu último post do ano.
Amei 2010, queria agradecer muuuuiito ao General Peixotão por tuuudo (adoooro meu melhor amigo :3)!

Bjo

-Morango.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Filósofos do bixiga

Semana vai, semana vem e nós sempre no mesmo bar.
Naquele dia resolvemos que seria diferente, pegamos o carro e iriamos até o posto (duas esquinas depois! Que mudança!). Nem chegamos a parar lá, o amigo que estava dirigindo o carro pegou e continuou a acelerar. Beleza, estavamos sem rumo.
Passa perdizes, pinheiros, higienópolis.. e, para onde vamos?
Ninguém me respondia.
A troca de olhares entre os dois homens a minha frente, me intrigava. Eles nem se conheciam direito, só de uma ou duas bebedeiras e, se me permite dizer, grandes filosofadas.
No embalo dos Beatles, chegamos ao meu querido Bixiga. Estacionamos, vimos um bar lotaaaaado e outros vazios. Em qual vamos? Claro que no que tem 1 hora de espera. huashuahusua
Enquanto esperamos, por que não pegar uma cervejinha no bar vizinho?
4 cervejas.
Olha, tem 4 cadeiras ali! Bom, já que estamos sentados aqui, por que não ficamos?
Muito bem.
Conversa vai, conversa vem. Eis que o bendito 'motorista' me sai com essa: bebo, logo existo!
Gargalhadas a parte, entramos na filosofia. Passamos pelo Kant, meu querido Baudelaire, Freud, Marx e por ai vai.
O engraçado, mesmo, é que tudo o que eles disseram pode ser comprovado no dia seguinte, pelo pai google e por livros aleatórios.
E ainda dizem que filosofia não serve pra nada. Serve sim! É pauta de bar :D

É o que o amigo disse, o que você não aprende na escola, aprende no bar.

Bem, como escrever as 6:30 da manhã não é o meu forte, me contenho com essa parte da história.

"Essa foi minha primeira história postada aqui no blog e espero que tenham gostado. Qualquer semelhança com a realidade pode não ser mera coincidência, mas um pouco de exagero..." eu roubando a frase do General.

Até breve.

- Morango.

Minha playlist

Bom, o General postou a dele (que eu aaaaamei, juro, juroo!) e agora posto a minha playlist da promoção do letras terra.
Já digo que no dia que fiz tinha passado colada nas rádios e coloquei as 7 que mais gostei naquele dia.

http://letras.terra.com.br/promocoes/7anos/100555/

haushuaushuahsuas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O Homem do Terno Branco

As vezes tem que se tomar cuidado com certos tipos. Aqueles que mostram uma certa diferença perante aos outros. É bom manter os olhos abertos, pois acredite, a caminho de uma festa não poderá perdê-los de vista. São uma boa diversão, principalmente depois de umas e outras viradas de copos.
Um caso em específico aconteceu não há muito tempo. O sujeito em especial era um parente próximo, que, na dita ocasião, apareceu com um terno branco. Não fazendo desfeita ao terno, ratifico que era um terno de Linho, 120 Fios, Inglês. Tirando uma ou outra manchinha amarelada devido ao tempo do tecido (proveniente do falecido vô Amprílio do sujeito em questão) a peça não deixava a desejar, de fato muito fina. Até então, tudo normal. Uns comentários positivos a respeito do terno, um elogio sutil. De fato, ele ficou parecendo um galã, se não de Hollywood, pelo menos de Las Vegas.
Chegou então a hora da festa. Copos cheios, copos vazios, cheios, vazios, e por aí vai. Então começaram os comentários pouco construtivos. Nada extremamente fora do comum. Uns pensamento até "filosóficos" no começo, diga-se de passagem: Não somos donos de nada! Experimente deixar de pagar o IPVA e veja se continua "dono" do veículo. Não pague o IPTU e presencie sua casa indo a leilão. Realmente, ele tinha muita razão. Ou então, "o melhor plano de saúde é dinheiro no bolso, pois não tem letras miúdas e não some de mês em mês." Cá entre nós, ele poderia escrever até um livro.
Depois de alguns truques de desaparecimento envolvendo uma ou outra garrafa da boa cevada, as coisas desandaram um pouco. Saíam coisas do gênero: "O bom é emagrecer antes de morrer pra não pesar no caixão na hora do enterro". Um pouco pesada, eu sei. Interessante mesmo é estar sóbrio no meio de tudo isso. Principalmente porque essa não foi a pior da noite. Tirando o fato de que ele saiu por uns instantes e o pessoal achou que ele tinha se afogado na privada, ou sido pego por aquelas procissões adiantadas de Ano Novo (um problema da cor do terno). Diante de tal situação, concluiu, entre um soluço e outro, que talvez devesse parar de beber naquela altura do campeonato. E eu, concomitantemente, e para surpresa geral da nação, conclui que, depois de passar a festa inteira sóbrio, assistindo às peripécias do homem do terno branco, o jeito era começar a beber...





Tudo bom pessoal? Essa foi minha primeira história postada aqui no blog e espero que tenham gostado. Qualquer semelhança com a realidade pode não ser mera coincidência, mas um pouco de exagero....

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Playlist Terra Letras e Músicas

Olá pessoal,

Lá venho eu de novo. Dessa vez com um comunicado e algo de um pouco mais interessante.
O site Letras e Músicas do Terra está com uma promoção em que escolhemos uma playlist com 7 músicas das quais gostamos mais. Aqui estará disponibilizada a minha. Um pouco eclética, mas espero que quem puder ouví-la, goste. Então sem mais delongas. (Eis o link):



sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O Mundo das Propagandas

Olá

Segue, em baixo, um fragmento de uma redação sobre as propagandas, baseada na Teoria Crítica, principalmente Adorno e Horkheimer (e um pouco de Marx). Aproveitem!

O poder das propagandas tem se mostrado capaz de atingir até o consumidor em potencial mais alienado, desde que tenha dinheiro para comprar. O capitalismo tem como base de sua estrutura o ciclo e a movimentação do mercado, de maneira que não pode manter-se estagnado. Logo, a melhor maneira de fazer tal processo acontecer, da forma mais lucrativa possível, é a competição. Ela oferece a chance ao consumidor de escolher em que vai gastar o dinheiro, até o momento no qual o produto começará a escolher o consumidor. E é nesse ponto em especial que entra a propaganda.

A propaganda é a manifestação na mídia da Razão Instrumental de Adorno e Horkheimer, pois é o ápice da técnica para aumentar a produtividade, de modo que age diretamente sobre a demanda do produto, atingindo o consumidor diretamente. Com elas, o “alvo” pode comprar qualquer produto sem ter tido experiência alguma com este, baseando-se muitas vezes no depoimento de pessoas desconhecidas que apresentam um sorriso amigável (e muitas vezes forçado).

Com meios de comunicação como a televisão, ou até mesmo a Internet, é possível atingir a boa parte da população, mas não toda. Todos os que não podem adquirir uma televisão, ou então não tem acesso à Internet, provavelmente estão aquém do poder aquisitivo necessário para tornar-se um consumidor, se não ávido, ao menos freqüente, ou seja, como pontos de partida, todas as propagandas que chegam a você, não são por mera coincidência, mas porque você tem o poder de consumir os produtos que te oferecem.

O intuito de veicular um produto nos meios de comunicação é a pura manutenção do capitalismo, e, consequentemente, o aumento da lucratividade da empresa. Ou seja, tudo o que você vê na televisão, nos jornais, estampados nas revistas, que te retira da realidade e te oferece uma nova, mais interessante e atrativa, visa o lucro e a segurança de que toda a nação, formada por aqueles de significativo poder aquisitivo, manterá a estrutura da sociedade atual.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ReIntrodução

Olá pessoal,

Aos que seguem, seguirão ou só estão de passagem pelo blog, anuncio que irá mudar ligeiramente de figura, pois, aparentemente, a função inicial do blog foi por água abaixo. A partir dos próximos posts, tentaremos continuar com o foco em assuntos interessantes, com uma visão ligeiramente diferenciada, sempre com alguma base de argumentação, para não ficar sem graça. Na prática, o que vai acontecer é que iremos postar o que pensamos sobre algo que achamos que valerá a pena compartilhar. Tentaremos manter o bom humor, na medida do possível e, vez ou outra, viajar um pouco e sair da rotina. Assim espero prosseguir. Também espero que agrade a alguém. E lembrem-se: quase todo comentário é bem-vindo e todos serão considerados.

Até Mais Ver,

Gal. Peixoto

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Newest Deal??

"O presidente Barack Obama vai propor um incentivo tributário de US$ 100 bilhões para as empresas nesta semana com o objetivo de estimular a hesitante recuperação da economia americana, informou o jornal "Washington Post"." - Essa notícia pode ser conferida pelo link: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/794621-obama-vai-propor-incentivo-tributario-para-empresas-de-us-100-bi.shtml

Após a Grande Depressão de 1929, o então presidente dos EUA, Franklin D.Roosevelt, seguindo a premissa de Keynes, começou a intervir na economia do país, por meio de obras públicas e criação de empresas estatais. Essas ações resultaram na recuperação do país, apesar de que a partir da década de 70, mostraram-se arcaicas, em função do rápido desenvolvimento econômico apresentado pelo país.

Desde de a Crise de 2008/2009, o presidente Barack Obama (presidente a partir de 2009) tem utilizado de medidas similares às de Roosevelt para reerguer a economia dos EUA. Em 06/09/2010, a notícia referente ao trecho exposto acima explicita uma nova decisão de Obama, com a finalidade de assegurar o emprego de funcionários de empresas que sofreram com a Crise. Os estados que ele visitará ainda esta semana serão Wisconsin e Ohio, intensamente afetados pela Crise.

Essas medidas são parte da política do wellfare state, que visa o bem estar comum da população, com o intuito de mantê-la calma e controlada, além de ser uma estratégia para se contrapor ao socialismo, empregado principalmente durante a guerra fria, não só nos EUA, mas também na Europa (Plano Marshal) e no Japão (Plano Colombo).

Tais medidas apenas comprovam o balanço existente entre o liberalismo econômico e o "intervencionismo" do Estado, sempre modificados e adaptados para a época que estão em vigência. Isso talvez possa nos assegurar que, após a recuperação de todos os Estados, e o subsequente aumento na produtividade levará a uma nova busca pela participação mínima do Estado na economia.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Bactérias marinhas têm potencial para digerir petróleo no Golfo do México

Após o vazamento de petróleo na plataforma da BP, equipes começaram a fazer várias pesquisas sobre como "salvar" o planeta disso. Terça (24/8), saiu na revista 'Science' que bactérias ainda não classificadas, digerem o material muito mais rápido do que os cientistas esperavam.
Essas bactérias vivem a menos de 5ºC, onde não tem muito oxigênio. Não foram estudadas, pois além de estarem em áreas não muito convenientes para o homem, não tinham nenhuma função.
Engraçado que dizem que é a salvação. E falam, também, que o comportamento das colônias dessas bactérias tem mudado. Pode ser que depois de comer tudo isso o número aumente desproporcionalmente sem chance, e talvez sem interesse, do homem controlar.


Mas enfim, será que o mundo será salvo por bactérias que nem nome têm?



Referência: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,bacterias-marinhas-tem-potencial-para-digerir-petroleo-no-golfo-do-mexico,599684,0.htm/?sjkjkfdklsdfsdf

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

China vai fechar 2 mil fábricas obsoletas

Essa semana, vimos em classe que as multinacionais que tem instalações na China estão começando a se transferir para a África.
Também nessa semana, o Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação da China publicou uma lista com nomes de 2087 indústrias de alto consumo de energia que fecharão dia 30 de setembro desse ano.
Numa tentativa de aumentar a eficiência energética do país, essa foi uma das várias medidas tomadas pelo governo. A China ultrapassou os EUA, ano passado, como maior consumidor mundial de energia e é o país que mais emite gases efeito estufa.
Os especialistas disseram que é uma importante medida, mas sozinha não será o suficiente, pois nas negociações de mudanças climáticas, o país acordou em diminuir 20% o uso energético e 40% das emissões de carbono até 2020 (referência 2005).



Referências: folha e estadão.

domingo, 8 de agosto de 2010

Boas Vindas

Bem vindos ao Blog Pico do Himalaia!

Dado ao fato de que hoje em dia as notícias se espalham como o vazamento de petróleo no Golfo do México, nada melhor do que parar e refletir um pouco sobre elas, pois uma pessoa desinformada sobre as atualidades, não tem com puxar conversa. Além do mais, possuir conhecimento sobre o que acontece no mundo todo e no próprio país é de suma importância para quem quer analisar e entender tudo a nossa volta. E prestar um bom vestibular.

Nesse blog, eu e meus colegas iremos não só apresentar uma notícia, mas também comentá-la e relacioná-la com outros fatos e dados referentes ao estudo da Geografia e da Geopolítica. Tudo será feito do modo mais amplo possível, como a visão do alto da cordilheira mais alta do mundo, o Himalaia, onde situa-se o famigerado Monte Everest. Espero que aproveitem bastante!

Até a próxima postagem!!