sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Questão: Manifesto de São Paulo para os paulistanos

Com base no texto, explique o que é etnocentrismo e sua relação com a dominação.

Bom, me deparei com isso hoje. O texto que o professor tinha passado era esse:

Projeto de Manifesto

Sexta-feira, 9 de abril de 2010.

Quantas vezes você, paulista, presenciou cenas de desrespeito praticado por migrantes ?
Invadirem espaços, agirem como se estivessem em sua terra. Imporem sua cultura e costumes à nossa vontade.Inundam nosso estado, exigem serviços, põem-se de 'vítimas', apagam nossa identidade. Assim somos desrespeitados. E dentro da nossa terra !
Não bastando, acham-se no direito de proibir o paulista de opinar sobre o tema. Se contrariados, já querem acusar de "conceitos prévios" e denunciar. Impuseram a nós que era um tema proibido, e nós aceitamos isso até hoje.

Porém, estes artifícios sutis usados para nos calar, não são próprios de um sistema democrático. Surge então a idéia de reunir em um Manifesto, o pensamento dos paulistas, não ouvidos e sem espaço na Mídia e pelas autoridades.
________________


Releve os erros de português, esse é o texto original do site: http://tudoporsaopaulo2010.blogspot.com/2010/04/projeto-de-manifesto.html


Bom, sejamos breves.

Etnocentrismo é quando uma etnia, ou melhor, cada etnia, pensa que é melhor que a outra, não a aceita e ficam indignados com ela. Podemos ver no texto isso, quando o autor passa a mensagem de que os paulistanos são melhores, por terem nascido na terra que ainda habitam e que os que migraram para cá são piores, não tem direitos e nem deveres.
Grande parte das dominações são feitas com base no etnocentrismo. Um povo, por exemplo, impõe sua cultura, seus costumes, religião, tudo a outro povo, através de guerras, batalhas, entre outros.


Um comentário:

  1. Tds os preconceitos são absolutamente ridiculos, mas acho que os aos migrantes e imigrantes, um dos piores...
    Ao inves de nos integrarmos, aprendendo outros costumes há aqueles que preferem menosprezar o outro, como que se dignidade tivesse algum tipo de etnia...
    Aqui em Portugal, nós Brasileiros somos alvos constantes de preconceitos, é um horror...

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir