domingo, 8 de maio de 2011

O Vôo da Fênix

Um filme bom. Que não decepciona no domingo à tarde. Traz como um dos atores um Hugh Laurie num estilo House mais suavizado, sem tanta genialidade, mas ainda de mau humor. Isso foi um comentário sobre o filme que leva o nome deste post.

Mas ao que interessa: a nossa fênix. Para quem desconheça, é uma ave mitológica que tem a fama de morrer incinerada e ressurgir das cinzas para uma vida nova. No contexto que eu pretendo alcançar, trata-se mais do Brasil que das minhas postagens intermitentes. Mais precisamente da sociedade brasileira. Hoje em dia quase todo mundo tem carro, tem casa, tem filho, tem prestação pra pagar até os 200 anos. Todo mundo feliz. O trabalhismo não existe mais, já que dois presidentes que defendiam a causa foram eleitos consecutivamente. Somos a oitava potência mundial. Temos uma Copa e as Olimpíadas ainda por vir (se o mundo não se for ano que vem). Repetindo: todo mundo feliz. Nessa tocada esse mundaréu de pessoas felizes esquecem de um pequeno detalhe: há menos de 30 anos passávamos por uma ditadura sádica e militarizada. Há 20 anos os comediantes ganhavam o pão de cada dia tirando sarro da impiedosa inflação que impedia grande parte da população de comprar o seu. Que foi? Já esqueceram? Então de onde vem o costume de ir ao mercado logo que recebem o salário, mais rápidos que o Usain Bolt? Esqueceram quem ele é também? Puxa! Antes de nos tornarmos um país a ter seu exemplo seguido. antes de nos considerarmos uma nação, devemos encerrar essa cultura de menosprezo à memória. Doutor em Filosofia na USP, Vladimir Safatle compôs um texto com maestria sobre o tema em uma coluna para a Folha. Quem quiser lê-lo segue o link do texto na íntrega: http://sergyovitro.blogspot.com/2011/05/vladimir-safatle-insultos-memoria.html

É bom que façamos algo, ou então Ninguém segura esse rojão! Esqueceram de onde essa frase vem? Então é melhor consultarem um psiquiatra rapidamente...

domingo, 17 de abril de 2011

Terremoto seguido de Tsunami no Japão, atirador ataca escola em Realengo, Rio de Janeiro, excesso de chuva destrói cidade, acidente de avião deixa mais de 150 mortos... Notícias ruins seguidas de péssimas, é o que encontramos na mídia. E as boas? Uma nota de fim de página sobre a virada cultural.
Com apenas notícias assim a alienação só aumenta, há perda de sensibilidade, as pessoas não ficam mais assustadas com crimes bárbaros, pois eles que estampam as revistas, jornais e estão na televisão, semana após semana.
O pior é que por dar em capas, primeiras páginas, pode servir de exemplo para outros loucos malucos agirem como estes, na tentativa de aparecer ou de mandar o seu "recado".
Ao invés de expor as famílias das pessoas envolvidas, o que acaba acontecendo, de só mostrar tragédias, que tal começarem a pensar e falar em uma mudança no sistema de segurança, de como as crianças ou de como uma população inteira vai se organizar, se estruturar e viver nos próximos anos? Mostrar quem ajudou e está ajudando?

terça-feira, 5 de abril de 2011

E se?

E se amanhã você acordasse e não encontrasse mais ninguém que conhece?

Nós estamos tão acostumados a nos acostumar e a nos acomodar que se algo acontecesse, iriamos com a cara ao chão.

Onde você estava há 2, 3 anos? E onde você está agora?
Olhe suas ações, reações, quem estava a sua volta, quem ficou com você.

O que você queria da sua vida? O que você quer agora?

PARE.
PENSE.

Ninguém está te olhando e nem te cobrando, você foi mesmo atrás do que queria? Ou você nadou junto à maré?

Agora olhe quando você era criança, olhe quando você planejava o que faria no mundo.

E onde você está agora?

Se livre, busque, atinja.

Desperte sorrisos, seja um suspiro, ombro.

Atenda o celular sem olhar, diga sem medo, faça.

Ligue, não pense, faça.

Reflita, vá e aja.

ó vida ó azar > não

Vida- raça, sangue, suor.

Faça, aja, crie, vá.

Não, não espere o pior.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Para não dizer que eu não falei dos ditadores...

Já faz um tempo que eu não escrevo. O blog só não criou traças porque elas ainda não aprenderam a comentar, mas retorno solene e com um pequeno tópico que vem tirando meu sono.
Falando em tempo, me peguei pensando na curta vivência que tive até agora. E em como parecem distantes os fatos que tento absorver nas aulas de História. Não estou falando de Grécia Antiga, mas da União Soviética, da Ditadura Militar, do Menudo... Quando eu nasci, só existia um Rússia ruim das pernas e dezenas de micropaíses se desligando dela. O Brasil, apesar da maldita corrupção que não arreda pé, já conhecia o Voto Direto, a Tropicália, um presidente boa-pinta que limpou as poupanças de todo mundo e finalmente viu sua moeda tornar-se Real. Logo depois de minha chegada a tão lindo e incompreendido mundo, os brasileiros enxugavam as lágrimas por um titã dos esportes com o pano da bandeira do tetra. Dunga, Taffarel, Romário, Zinho e Rai, entre muitos outros, honraram a passagem de Senna levantando a taça sob seu Tema.
Eu cresci basicamente vendo a potência mundial tentando desenterrar novos antagonistas para interpretar sua eterna peça de mocinho e bandido. Podendo assim justificar suas injustificáveis investidas em busca de petróleo, poderio territorial e econômico. De tanto cutucar a onça de vara curta, conseguiu, talvez, mais do que precisava. Um trágico onze de setembro. Podemos fazer algumas comparações com o ataque de Pearl Harbor, uma vez que serviu exatamente para levantar o bravos americanos contra os inimigos e ter apoio popular suficiente para esculhambar com o Iraque, Irã e todo o Oriente Médio à procura de seu bem treinado filho pródigo: Bin Laden.
Hoje percebo que não só remédio homeopático é manipulado. Apesar de a mídia ser apenas um instrumento para a alienação geral da nação, ela consegue fazer um bom trabalho. Tomem como exemplo a democratização do mundo islâmico. No começo ninguém levou muito a sério. Depois que começou a tomar maiores proporções, o mundo virou para lá de súbito. Tentem lembrar o que veio antes disso. Não? Nem eu. A maioria das transições foi relativamente morna. Baixas, mas as esperadas. Kaddafi é a exceção à regra. O cara que está acostumado a ganhar e fará de tudo para isso. Talvez seja o único projeto de ser humano que esteja contente com o terremoto no Japão. A questão é de suma importância. A situação no país é gravíssima, e isso é inquestionável, mas alguém ouviu falar da Líbia depois disso? Enquanto o mundo todo corre para salvar os mais necessitados, nem mesmo um se importa com os massacrados que são alvos do Rei Momo mais tirânico do mundo árabe. Como eu disse, só pra não dizer que eu não falei dos ditadores...

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Mais uma da família...

Olá, cá estou eu de novo, o maior prolixo da parada, após tanto tempo de ausência (um belo chá de sumiço, diga-se de passagem). Dizem que o bom filho à casa torna. Pois bem, estou aqui para provar que não é só o bom filho não... vejo que minha cara Morango já colocou seu Top 5 aqui embaixo. O meu sairá em breve. Estou apenas fazendo uns critérios de desempate. mas, ao que interessa: mais uma crônica de fim de domingo.

Como toda boa família moderna, a minha é matriarcal. Mas não quer dizer que nosso bom patriarca não tenha todo o respeito e admiração da prole. Um belo dia, mais precisamente no seu aniversário de 80 anos, ficou combinado que todos iríamos almoçar juntos num restaurante para comemorar a tão esperada data. afinal, comer é um de seus passatempos prediletos. Faltou só escolher o local. No dia, com toda a italianada reunida, começamos a discussão. Uns queriam honrar os genes e ir a uma cantina, entupirem-se de massa. Outros prefeririam comer em um fino por quilo próximo ao Iguatemi, para agradar gregos, troianos, persas, cartagineses e etc. Enquanto isso, uns terceiros (nos quais me incluía) cansados da discussão, abstinham-se para argumentar sobre um assunto deveras mais importante: A sobremesa. Conversa vai, xingamento vem (muito natural em família italiana), a fome aumentando a níveis críticos, eis que o homenageado do dia que não havia se pronunciado até então, pois estava em um de seus hobbies preferidos, um bom cochilo, ergue ligeiramente a voz das demais e questiona o resultado da discussão. Um pouco desconcertados, os outros familiares ficam um pouco tensos, até que, numa troca de olhares, um dispõe-se a apresentar sua proposta:

- Um restaurante muito bom próximo à Avenida Paulista.
- É bom mesmo?
-Com certeza. é de um renomado chef, cujos pratos são divinos, todos muito chiques. Todo mundo vai adorar, tem de tudo. Eu já fui lá, o ambiente é ótimo...

Até que foi interrompido pelo grande patriarca:

- E quanto é que fica o almoço?
- Apenas cinquenta reais.
- Todo mundo?
- Não, cinquenta reais por pessoa.

Logo após um breve silêncio:

- Por pessoa? Tô fora.

E saiu, acompanhado pelos filhos em busca do quilão mais próximo...

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Finalmente!

Bom, o pico do himalaia foi indicado por outros blogs como um dos favoritos *-*

Venho hoje colocar 5 dos meus favoritos aqui:

O primeiro é de um sociólogo que trabalha como jornalista e escreve post incríveis, juro, eu amo:
www.caocamargo.blogspot.com

Já o segundo é do meu garçom-professor de história-desenhista preferido ahushaushuashu
www.hqtaxidermia.blogspot.com

Como terceiro deixo o blog http://diretorioup.blogspot.com/ que sempre tem um post interessante :D

O quarto é um blog de piadas, trocadinhos (sempre é bom,né?)
http://curioso-ricardo.blogspot.com/

O quinto e último é o blog de uma menina que comentou aqui no PdH. Outro dia li um pouco e adorei o jeito como ela escreve.
http://m-bridgeth.blogspot.com/

Bom, esses são os meus 5. E os seus, quais são?



(Selo para os blogs:)


sábado, 19 de fevereiro de 2011

Uma breve história da África

Essa semana o Samuel Feldberg foi na minha escola dar uma palestra sobre o caso do Egito. Deixo aqui uma parte das minhas anotações e pesquisa.

A questão do Egito é fundamentalmente o petróleo.
Mas o manifesto foi reflexo da Tunísia, onde um vendedor ambulante foi parado pela polícia, que pegou suas mercadorias. Indignado, ele ateou fogo em seu próprio corpo, na frente do governo. Isso desencadeou vários manifestos e revoltas que derrubaram o governo.
O Egito, cansado de sua ditadura (nunca teve experiência democrática), e outros países, como os do Golfo Pérsico, tomaram como exemplo e resolveram agir.
Um fator que gera muita indignação das populações é o econômico, pois a diferença entre os mais ricos e os mais pobres é absurda.
Mas a democracia não é fácil de ser estabelecida, pois não é simplesmente ter eleições. Entre outras coisas, precisa da liberdade de manifestações, liberdade de expressão e a possibilidade de partidos competirem.
Mesmo com tudo isso, o Egito é um exemplo do que pode acontecer no mundo.
Há 60 anos, o partido que está no poder vem controlando a oposição. Ele tem interesse em deixar a flexibilidade, de tornar o país uma democracia? Qual é a lógica de quem está no poder, abrir mão de sua facilidade, só para mudar o sistema? E com esse controle da oposição, quem vai governar?
Não, mas os estudiosos do caso acham que haverá uma pequena flexão no sistema, mínima.
A oposição foi pulverizada e controlada pela polícia secreta, mas tem um grupo, que deu origem a outros como Al-Qaeda, chamado "Irmandade Muçulmana" que tem uma maior influência (na verdade, é pequena, mas se compararmos com as outras que são nada..).

A possibilidade de que Mohamed ElBaradei represente o país é zero, pois ele é conhecido internacionalmente, mas a população egípcia, em si, não o conhece.
As comodities estão em alta, os turistas, vendo os jornais, escolhem outro destino para suas viagens, o que causa um grande impacto na economia. A primeira se dá, pois o Egito tem uma grande dependência de importação de comida, como essa está mais cara, o baque é maior.

E os Estados Unidos com isso tudo?

Os EUA apoiaram Mubarack perceber que ele ia cair e agora apoiam a democracia. Já que $1 bilhão deles vai para o Egito todos os anos, creem na manutenção da relação entre os países, até porque no país temos a presença militar americana.

Informações aleatórias:

  • Haverá revolta no Irã.
  • As manifestações são tão grandes, pois a comunicação agora é rápida. Mesmo sem a internet, um dos melhores meios e mais rápidos, existe o celular, que já é barato e que o mundo inteiro tem.
  • Os EUA conseguem mandar tropas militares para o mundo todo.
  • Acordo de paz entre o Egito e a Jordânia com Israel pode ser quebrado, o que tiraria a estabilidade de Israel.
  • Manifestações: Líbia, Síria, Arábia Saudita, etc.
  • O aumento da inflação já começou a chegar no petróleo, que foi de $90 o barril para $104. Isso pode causar uma crise, que não atingirá o Brasil do mesmo jeito que os outros países, pois nossa reserva de petróleo é grande.
  • O problema no Sudão é anterior a tudo isso. Tratou-se de uma revolta do Sul contra a dominação do Norte.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Questão: Manifesto de São Paulo para os paulistanos

Com base no texto, explique o que é etnocentrismo e sua relação com a dominação.

Bom, me deparei com isso hoje. O texto que o professor tinha passado era esse:

Projeto de Manifesto

Sexta-feira, 9 de abril de 2010.

Quantas vezes você, paulista, presenciou cenas de desrespeito praticado por migrantes ?
Invadirem espaços, agirem como se estivessem em sua terra. Imporem sua cultura e costumes à nossa vontade.Inundam nosso estado, exigem serviços, põem-se de 'vítimas', apagam nossa identidade. Assim somos desrespeitados. E dentro da nossa terra !
Não bastando, acham-se no direito de proibir o paulista de opinar sobre o tema. Se contrariados, já querem acusar de "conceitos prévios" e denunciar. Impuseram a nós que era um tema proibido, e nós aceitamos isso até hoje.

Porém, estes artifícios sutis usados para nos calar, não são próprios de um sistema democrático. Surge então a idéia de reunir em um Manifesto, o pensamento dos paulistas, não ouvidos e sem espaço na Mídia e pelas autoridades.
________________


Releve os erros de português, esse é o texto original do site: http://tudoporsaopaulo2010.blogspot.com/2010/04/projeto-de-manifesto.html


Bom, sejamos breves.

Etnocentrismo é quando uma etnia, ou melhor, cada etnia, pensa que é melhor que a outra, não a aceita e ficam indignados com ela. Podemos ver no texto isso, quando o autor passa a mensagem de que os paulistanos são melhores, por terem nascido na terra que ainda habitam e que os que migraram para cá são piores, não tem direitos e nem deveres.
Grande parte das dominações são feitas com base no etnocentrismo. Um povo, por exemplo, impõe sua cultura, seus costumes, religião, tudo a outro povo, através de guerras, batalhas, entre outros.


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Ponte que partiu

Sabe aquele dia que você não deveria sair da cama?
O dia de ontem não começou bem. Meu pai não tinha dormido em casa e senti falta das nossas conversas no café da manhã e até das nossas brigas e nossos papos de antes de dormir. Ele acorda todos os dias comigo, senta na mesa e sempre dá meu beijo na testa de 'tenha um bom dia'.
Mas ontem não. Acordei 4h37 min da madrugada e eu acordo as 5h45min com o despertador, sempre. Não consegui dormir mais, mas precisava, tinha ficado até tarde vendo o jogo do Corinthians. Tomei banho e desci para o café da manhã.
Peguei minha caneca gg, coloquei meu cereal junto com o iogurte de morango e peguei um copo de chá gelado, já que não tinha ido no super comprar suco de laranja. Peguei a mesma quantidade de todos os dias. Estranho foi eu não ter conseguido comer nem metade. Ah! E quando fui abrir o chá, a tampa fez 2 cortes na minha mão.
A perua chegou, estava o povo de sempre e fiquei conversando com o amigo que senta sempre do meu lado. Pegamos trânsito.
Cheguei na escola, tive 7 aulas ao invés de 6, almocei com 3 amigos, os de sempre, fiquei com eles um pouco, estudei, fiz lição e fui para a banca esperar um amigo.
Claro que não deu certo o que ele ia fazer lá, os outros amigos só sairiam as 19h30min e eram quase 18h20min, fomos embora.
Fui pegar o busão pra vir para casa, coloquei minha mochila em um só ombro, por segurança, olhei pra frente e me deparei com um ex aluno do meu colégio que havia se formado há 2 anos. Pegamos o mesmo ônibus. Fiquei conversando bastante sobre facul, cursinho, etc. Ele me disse para fazer cursinho desde agora, que não passar no vestibular é a pior coisa, de se sentir um lixo mesmo. Detalhe que ele não passou em economia ainda. Me despedi, fui pro fundão, sentei, coloquei a mochila no colo, vi que tinha uma parte um pouco aberta e fechei.
Desci, cheguei em casa e depois de uns 40 minutos fui procurar meu celular e ele havia sumido. Revirei minha mala, minha casa, liguei do fixo e ele estava desligado (sendo que estava ligado e com total bateria). É, pela primeira vez na minha vida, eu tinha sido furtada.
Liguei pra operadora, suspendi o chip e o aparelho (perdi alguns telefones, ainda bem que não faz muito tempo que eu fiz uma cópia deles).
Mas, enfim.. para isso não virar um 'diário', só queria dizer uma coisa:

LADRÃO, VAI PRA PONTE QUE PARTIU! E nunca mais roube minhas coisas, saco!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Papo super casual

Engraçado como as coisas acontecem.
Ontem estava andando com uma menina nova no meu colégio e começamos a conversar sobre coincidências. Papo vai, papo vem, começou a me contar de uma amiga que tinha acabado de tirar o apêndice e comentei, como vocês sabem, que tirei a vesícula nas férias. Ela respondeu que também teve de fazer uma cirurgia na mão. Acontece que ela em um dia de frio foi abrir uma janela diferente, com o choque térmico o vidro quebrou e puff na mão dela, acabou que perdeu a sensibilidade da ponta de um dedo, teve que fazer plástica pra reconstruir uma parte da pele, um caos.
Falando em vidro, comentei que quando tinha 5 para 6 anos, estava no novo apartamento da minha avó e tinha chegado o box do banheiro, fui brincar que estava tomando banho e o vidro estraçalhou em cima de mim.
Sem ficar para trás, ela contou que terá de fazer uma outra cirurgia esse ano ainda. O papo estranho foi rolando, só piorando. A amiga dela tinha tido um acidente de carro e foi socorrida por uma ambulância que bateu em outro carro.
Só para piorar a conversa haushuahusas, eu contei do meu acidente de carro, ou melhor, ambulância. Como assim? Eu explico... estava hospedada em uma praia, meu pai tinha voltado para Sampa, pois tinha uma reunião. Estava com uma alergia de mosquito e fui na enfermaria, para passar alguma pomada. Lá não havia nenhum médico, só um enfermeiro que não podia dar nenhuma receita e nos disse que 5 minutos de lá tinha um hospital onde ficava o médico que atendia as pessoas da rede do hotel em que eu estava. Bem, como não estavamos com o carro, fomos de ambulância e depois de 3 minutos o cara capotou. É, não estou zuando :/
E pior, fui socorrida do acidente por outra ambulância..
Nisso, ela virou e falou: É, f*deu.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

And the Oscar goes to...

O Óscar, ou Academy Awards, é a premiação mais antiga, mais reconhecida mundialmente e a mais cobiçada pelos artistas.
É entregue pela Academia de Artese Ciências Cinematográficas, fundada por Louis B. Mayer em 11/5/1927 e teve sua primeira cerimônia em 16/5/1929 (em Hollywood).
Esse ano, entramos no 83º ano e os indicados, como sempre, são fortes.
São 25 categorias e muitos candidados.

Aqui, deixo o meu palpite, mas não leve a sério.. são palpites de uma pessoa que não gostou de avatar e acha que TE devia concorrer como filme extrangeiro.

Os indicados a melhor filme:

"Cisne Negro"
"O Vencedor"
"A Origem"
"Minhas Mães e Meu Pai"
"O Discurso do Rei"
"127 Horas"
"A Rede Social"
"Toy Story 3"
"Bravura Indômita"
"Inverno da Alma"

Eu gostei de Rede Social, aliás, foi o único que eu vi no cinema. Mas quero ver A origem, Minhas Mães e Meu Pai, Toy Story 3 e o discurso do Rei, que lidera em indicações.

Como melhor ator temos:

Colin Firth - "O Discurso do Rei"
Javier Bardem - "Biutiful"
Jeff Bridges - "Bravura Indômita"
Jesse Eisenberg - "A Rede Social"
James Franco - "127 Horas"

Eu adorei o Jesse, Biutiful está na minha lista de filmes para ver, mas eu adoooro o Colin Firth.

Como melhor atriz:

Annette Bening - "Minhas Mães e Meu Pai"
Nicole Kidman - "Reencontrando a Felicidade"
Michele Williams - "Namorados para Sempre"
Jennifer Lawrence - "Inverno da Alma"
Natalie Portman - "Cisne Negro"

Não vi nenhum dos filmes, já cansei da Nicole Kidman, a Natalie Portman é boa, mas não sei porque acho que Minhas Mães e Meu Pai deve ser um super filme. Então fico com Annette Bening.

Ator coadjuvante:

Christian Bale - "O Vencedor"
John Hawkes - "Iverno da Alma"
Jeremy Renner - "Atração Perigosa"
Mark Ruffalo - "Minhas Mães e Meu Pai"
Geoffrey Rush - "O Discurso do Rei"

Oi filmes que eu não vi, como vocês vão? Então, creio que um dos dois últimos leve.

Atriz coadjuvante:

Amy Adams - "O Vencedor"
Helena Bonham Carter - "O Discurso do Rei"
Melissa Leo - "O Vencedor"
Hailee Steinfeld - "Bravura Indômita"
Jacki Weaver - "Animal Kingdom"

Oi de novo, mas fico com a Helena.

Melhor diretor:

Daren Aronofsky - "Cisne Negro"
David Fincher - "A Rede Social"
Tom Hooper - "O Discurso do Rei"
David O. Russell - "O Vencedor"
Joel Coen e Ethan Coen - "Bravura Indômita"

Eu realmente gostei do diretor da rede social, mas não sei se fico com ele, pois parece que o discurso do rei vem com tudo.

Roteiro original:

"A Origem"
"Minhas Mães e Meu Pai"
"O Discurso do Rei"
"Another Year"
"O Vencedor"

Mesmo com o que disse acima, acho que a origem.

Roteiro adaptado:

"127 Horas"
"Toy Story 3"
"Bravura Indômita"
"Inverno da Alma"
"A Rede Social"

Toy Story 3 que me desculpe, acho que fico com a rede social.

Fotografia:

"Cisne Negro" - Matthew Libatique
"A Origem" - Wally Pfister
"O Discurso do Rei" - Danny Cohen
"A Rede Social" - Jeff Cronenweth
"Bravura Indômita" - Roger Deakins

Pelas fotos que eu vi do filme, Cisne Negro.

Animação:

"Como Treinar Seu Dragão"
"O Mágico"
"Toy Story 3"

Só uma coisa a dizer: "Amigo estou aqui".

Animação (curta-metragem)

"Dia & Noite"
"The Gruffalo"
"Let's Pollute"
"The Lost Thing"
"Madagascar, Carnet de Voyage"

O último?

Live Action

"The Confession"
"The Crush"
"God of Love"
"Na Wewe"
"Wish 143"

O segundo?

Filme estrangeiro:

"Biutiful" (México), de Alejandro Iñarritu
"Incendies" (Canadá), de Denis Villeneuve
"Em um Mundo Melhor" (Dinamarca), de Susanne Bier
"Dente Canino" (Grécia), de Yorgos Lanthimos
"Fora da Lei" (Argélia), de Rachid Bouchareb.

Tropa de Elite, ops, Biutiful.

Documentário

"Exit through the Gift Shop"
"Gasland"
"Trabalho Interno"
"Restrepo"
"Lixo Extraordinário"

Claro que do nosso brazuca, Lixo Extraordinário.

Documentário (curta-metragem)

"Killing in the Name"
"Poster Girl"
"Strangers No More"
"Sun Come Up"
"The Warriors of Qiugang"

Trilha sonora

"Como Treinar Seu Dragão"
"A Origem"
"O Discurso do Rei"
"127 Horas"
"A Rede Social"

Facebook!

Canção Original

"Cooming Home", de "Country Song"
"I See the Light", de "Enrolados"
"If I Rise", de "127 Horas"
"We Belong Together", de "Toy Story 3"

Nunca traia a infância: TS3

Mixagem de som

"A Origem"
"O Discurso do Rei"
"Salt"
"A Rede Social"
"Bravura Indômita"

Salt, só pra não ficar sem nada.

Edição de som

"A Origem"
"Toy Story 3"
"Tron: O Legado"
"Bravura Indômita"
"Incontrolável"

Tron, mesmo eu tendo saido no meio do filme.

Efeitos visuais

"Alice no País das Maravilhas"
"Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1"
"A Origem"
"Homem de Ferro 2"
"Além da Vida"

Harry, sempre.

Edição

"127 Horas"
"Cisne Negro"
"O Vencedor"
"O Discurso do Rei"
"A Rede Social"

Rei.

Direção de arte

"Alice no País das Maravilhas"
"Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1"
"A Origem"
"O Discurso do Rei"
"Bravura Indômita"

Harry.

Figurino

"Alice no País das Maravilhas" - Colleen Atwood
"I Am Love" - Antonella Cannarozzi
"O Discurso do Rei" - Jenny Beavan
"The Tempest" - Sandy Powell
"Bravura Indômita" - Mary Zophres

Alice?

Maquiagem

"Caminho da Liberdade"
"Minha Versão do Amor"
"The Wolfman"

Minha versão do amor.

Fiquem espertos nos filmes, vou tentar vê-los e daqui exatamente um mês, na cerimônia.

Bom, esses são os meus favoritos, quais são os seus?

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Voltei :D

Não postei esses dias, pois estava fazendo cirurgia (fiz sexta, dia 14).
Como disse meu pai, "tinha uma pedra na minha vesícula, no meio da minha vesícula tinha uma pedra". É, e nisso tiraram a minha vesícula toda.
Além da cirurgia, mudei de casa, então imagina a zona que tá tudo isso aqui.
Vamos falar do blog, então..
Combinei com o General em fazer uma página "quem somos" ( weeee \o/), pretendo arrumá-la até o fim da semana.


Como não quero ficar escrevendo sobre as tragédias do Rio, que é a unica coisa que eu sei, pois me isolei do mundo esses dias, vou acabar o post aqui. Quando tiver assunto, escrevo.

Beijos,

Morango.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

2011: Sobre Florestas e Química

Para aqueles que se perguntaram sobre o título, aí vai: aparentemente a Organização das Nações Unidas (ONU) resolveu que, frente à crescente popularidade de temas como ecologia e meio-ambiente (eu sei que são interligados, mas é só para deixar claro) , o grande ano a nossa frente será conhecido como o Ano Internacional das Florestas e o Ano Internacional da Química. Um viva para o ONU. Eles têm ótima empresa de marketing, não? Sem brincadeira. Ano passado foi agraciado com o título de Ano Internacional da Biodiversidade. Muito fofo, não? O ano de 2009 nem se fala. Foi até o Ano do Gorila e das Fibras Naturais. Para ficar claro, eu não sou contra toda essa campanha que a ONU promove. Sou, na verdade, até a favor. Mas o tchans da coisa (homenagem a um grande amigo) é que deveria ser para valer. No final de 2012 o Protocolo de Kyoto termina (exatamente em 31 de Dezembro, se o mundo ainda estiver de pé) e aí? O que vem depois? O Protocolo de Shanguai? Ou, aproveitando a onda do "brasileirismo", o Protocolo de Campo Grande, ou Protocolo de Salvador? O nome até que soa bem.... Desde de que façam algo melhor desta vez, podem chamar até de Protocolo de Caracas.

Agora ao assunto sério (como se eu conseguisse postar algo do gênero...) as tais das homenageadas do ano: as FLORESTAS. Bom, não preciso dizer que a Amazônia é um assunto que requer extremo cuidado e atenção. Mas, aos fatos: a nossa pequena ocupa (ou ao menos costumava ocupar) 49,2% do nosso território e 5% da superfície da Terra (quase 75% é água). Sua dimensões abrangem 6,5 milhões de quilômetros quadrados e possui "apenas" um quinto de toda a água doce do mundo. Os dados são do IBGE, de 2004 (perdoem-me pelos dados quase arcaicos). Assim está melhor. Prefiro trabalhar com números. Mas o que eu quero ressaltar aqui é que não é só a Amazônia que tem que ser protegida. Poucas pessoas parecem ligar, mas tanto na África quanto na Indonésia existem florestas similares. Biomas quase idênticos. Passam desapercebidos pelos olhos de grande parte dos ambientalistas de programa (programa de rádio, de TV, essas coisas ;-D ). Elas são tão importantes quanto a Amazônia.

Mas não vim aqui deixá-los com pena de plantas, mas apenas avisar. Sobre o Ano da Química, não tenho muito o que dizer. Gosto da área, mas acho que tem muito louco envolvido no assunto. Não que eu também não seja um pouco, mas eles são mais. Há de ser ressaltado que, sem a química, as coisas seria um pouco mais difíceis de serem resolvidas nos dias de hoje. Não existiria plástico, por exemplo. E, acreditem, dependemos muito do plástico. A Super Interessante fez uma matéria muito boa sobre como seria uma vida sem plástico. Se eu acabar achando a matéria, posto nos comentários o link para o site ou o número da edição. O que queria realmente ver neste ano (já que ONU propôs) é uma maior conscientização de todos quanto ao uso, a reciclagem e alternativas para o plástico, pois é tanta sacola jogada por aí que daqui a pouco teremos que comer sacolinha de supermercado. A caixa pergunta: "O senhor(a) quer sacolinha?" . E você responde: "Só se for light". Seria o fim da picada.

Pois é. Já está no final, não se preocupem. Fica aqui minha mensagem para 2011: A Floresta Amazônica tem um dos solos mais pobres do Brasil, sem nutrientes e muito arenoso, mas com a decomposição de folhas e outras coisas um pouco mais nojentas na superfície, é capaz de sustentar (porque é só pra isso que o solo serve) umas das florestas mais ricas em biodiversidade de plantas e animais do planeta! Tudo graças à decomposição e uma complexa rede de relações entre tudo vivo por lá. Então a "moral" é a seguinte: Não importa com o que você começa, ou o quão pouco você tem de início, com esforço, pensamento positivo e AÇÃO (fiz questão de ressaltar isso) consegue-se chegar beeem longe.


FELIZ 2011. MUITA SAÚDE E MUITA SORTE!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ano de vestibular, ano de vestibular e.. ah! Ano de vestibular.

Agora pouco me peguei pensando que esse ano é o meu último ano na escola. (Detalhe, são 2 e meia da madrugada D: )
-VOCÊ ESTÁ DE FÉRIAS, VÁ CURTÍ-LAS E PARE DE PENSAR NISSO, VOCÊ SABE QUE O RESTO DO ANO VOCÊ NÃO VAI PENSAR NISSO MESMO!

Será?
Desde 2008 eu me pego no finalzinho de janeiro (última semana) pensando.. Ah! Agora eu vou tomar jeito e estudar. E realmente, estudo. O problema é que depois de duas semanas eu quero férias e volto a não fazer nada, pego recuperações e no final do ano me mato pra passar.
Mas é estranho como pegar o boletim, depois do exame do segundo ano, dizendo que você foi aprovado e está no terceiro, faz pensar.
Desde aquele dia penso em uma palavra, que implica taaantas coisas: vestibular.

Obvio que quem está lendo aqui e abrir o blog daqui uns meses, vai ler novamente sobre esse assunto, não sei se escrito pelo general (já que ele só tira notão, estuda bastante e é fodão [essa última parte eu acho, mesmo. E me orgulho disso, ele é um exemplo. Mas ele não gosta que eu fale isso, eu acho]).
Engraçado que todo mundo que fala comigo (menos minha mãe, que já tem tudo planejado na cabeça dela e nem quer saber dos meus planos [não vou me prolongar nos parênteses, prometo]) fala do maldito.
Meu pai, meu tio, meus avós, meus primos, meus amigos, meus qualquer coisa, os não-meus também.. tooodo muuundo!

Há uns 10 minutos eu estava sem o que fazer, não to jogando the sims 3, aliás, não joguei hoje! Tentei ler um livro ('O Morro dos Ventos Uivantes') e quanto li 'à grisa dos ornato', parei pra perguntar o que era ornato para um amigo no msn, começei a conversar com ele e com outro amigo. Parei de ler. Fiquei dando uma aula de 'você tem que ter cultura' pra um deles, citei nomes importantes na química, física, literatura e ele não sabia quem eram.
Esse mesmo amigo que não sabia disso tudo me falou que eu devia ser professora de português no futuro, dar aulas para os filhos dele. Tudo isso por que ele fala errado no msn e eu falo como que é o certo (todas as vezes)?

Mas.. não abri o blog para falar dele e nem tanto do vestibular.
Como estava sem o que fazer, olhei para o meu quarto.. livros, livros e livros (nenhum que eu quisesse ler), filmes, filmes e filmes (nenhum que eu quisesse ver) e livros didáticos, que eu vou usar esse ano no colégio. Bom, eu sempre falo tanto, mas tanto que a pessoa tem que estudar, tem de ter cultura.. e olha lá o ditado: 'faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.' Esse ano vou tentar não me prender tanto a esse ditado.
Peguei o livro de filosofia do colégio (detalhe que o livro não é bom - foi uma professora que não está mais no colégio que escolheu...) e comecei a olhar, olhar. Resolvi fazer o post para tomar vergonha na cara, ir dormir e amanhã estudar.

E se alguém vier com "você vai estudar nas férias?", eu digo: É ano de vestibular...


- Morango.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ano novo, Dilma e The Sims 3

Ano novo, vida nova. Vida nova?
É engraçado como todos falam essa frase, só digo uma coisa: Bodeia!
Você realmente acha que a sua existência vai mudar do dia 31/12 pro dia 1/1? MEEESMO?
Ok, ok... se nós não tivermos objetivos pro ano novo, nada vai acontecer, mas não é necessário um esforço da sua parte e não só do cosmos pra isso acontecer?
Pense nisso. Faça sua vida melhor, crie objetivos e lute por eles. Ou você quer chegar no próximo dia 31 falando que o ano foi um lixo, mas o ano que vem trará coisas pra sua nova vida nova?

No ano passado eu decidi não fazer post nenhum de 2011, não sei o motivo. Não deu vontade.
Agora estamos em 2011 (feliz ano novo, bonitões :D) e isso me faz lembrar que a pessoa que eu não votei está como presidente desse país. Críticas a parte, não fiquei na frente da tv no dia 1º (tava com pessoas adoráveis na cachoeira, foi perfeito), mas enfim.. vi fotos, alguns vídeos, quem estava lá e etc. Alguém mais ai foi atrás de algo?
Bom, apesar da chuva, deu tudo certo. Agora quero só ver o que vai acontecer. Não vou ser idiota de falar que o país não vai pra frente, claro que vai (iria com todos os 3 candidatos). O que quero dizer é que nos 'anos de Lula', estávamos colhendo muito do que o FHC plantou. E o que vamos realmente colher da 'Era Lula' nos tempos Dilma?
Mas 'vamo que vamo'!
Escrevendo isso lembrei da mudança do RG e da nova cédula.
Não vou escrever sobre isso agora, então fica o link de um blog super legal que li algumas coisas interessantes (link do post sobre o novo rg).
http://blog.avoado.com/2011/01/o-novo-documento-de-identidade/

Enfim, tem gente me cobrando escrever aqui (-q). Vou tentar. Embora estando muito ocupada com o The Sims 3, vou tentar. haushuahusauhs
Uma das minhas contradições, a mais nova, é o the sims 3. Esse jogo é ruim, chatinho, não tem nada pra fazer, fico horas pra construir as casas e me faz ir dormir tarde. É, mas eu gosto.
Não comece a jogar, juro.. eu perco horas nisso. Ligo a metropolitana na internet, sem propagandas né, e ligo o the sims 3. Pior é que minha mãe me deu todas as expansões.
Bodeeeeia!

O post não ficou bom, dammit. Mas, enfim, ninguém pode dizer que eu não escrevi.

Beeeijo

-Morango.